Porto Alegre – Estátua do Laçador recebeu protetores auriculares


Ação busca alertar sobre efeitos nocivos do ruído na audição e saúde 

Para mostrar o impacto que o ruído tem no cotidiano das pessoas, a Associação Brasileira para a Qualidade Acústica (ProAcústica), em parceria com o ittPerformance, da Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos) promoveram nesta quarta-feira (26) uma intervenção urbana.   A estátua do Laçador recebeu um protetor auricular. Segundo o movimento, a ideia é mostrar efeitos nocivos do ruído na audição, saúde e qualidade de vida.

É comemorado nesta quarta-feira (26) o Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído. A data foi criada em 1996, nos Estados Unidos, pela agência de reabilitação auditiva League for the Hard of Hearing (LHH). Hoje a instituição é conhecida como Center for Hearing and Comucation (CHC) — Centro de Audição e Comunicação, em português — e continua atendendo bebês, crianças, adultos e idosos com deficiência auditiva e surdos.

Nesse dia instituições da área promovam ações como realização de exames de audição gratuitos, oficinas de proteção auditiva. Na manhã desta quarta,  um debate pautou o assunto no Campus Porto Alegre da Unisinos, com abordagens sobre poluição sonora, qualificação profissional e normas técnicas.

Presente no evento, o otorrinolaringologista e vice-presidente da Associação Gaúcha de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Joel Lavinsky frisou que ações de conscientização sobre o ruído tornam palpável um problema invisível. 

— O ruído não é palpável e só vamos ver o efeito dele quando as sequelas estiverem instaladas. Daqui 20, 30 anos, vamos ver um exército de surdos, que é toda essa geração com videogame e fones de ouvido o dia inteiro. Ações públicas de legislação de controle de exposição ao ruído são importantes. Mas precisamos de mais. Precisamos que os fabricantes de fones de ouvido também se coloquem. E na parte da construção civil, também precisamos de ações para que o ambiente de trabalho fique isolado do ruído, por exemplo — disse.

O apoio institucional é da Associação Riograndense dos Escritórios de Arquitetura (ASBEA), da Associação Gaúcha de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (Assogot), do Ministério Público do RS e do Sinduscon-RS. 

Se inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebookinstagram e veja nossa programação ao vivo pelo canal 6 da Claro Net ou pelo portal tvnativoos.com.br

Fonte: Gaucha ZH