Porto Alegre – Após desligamento de bombas, pesquisadores da Ufrgs divulgam novo mapa de enchente

Alagamento avança pelas ruas da Capital | Foto: Poti Silveira Campos/Especial/CP/Reprodução TV Nativoos

Anúncio do desligamento foi feito pelo prefeito Sebastião Melo na tarde desta segunda-feira

Um novo mapa de inundação foi divulgado por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) na tarde desta segunda-feira, após anúncio feito pelo prefeito Sebastião Melo, do desligamento de energia elétrica em uma casa de bombas localizada nas proximidades da Rótula das Cuias. Conforme os pesquisadores, a medida afetará, principalmente, os bairros Praia de Belas, Cidade Baixa e Menino Deus.

Todas as áreas marcadas pelo mapa seguem com risco altíssimo de inudação, caso ainda não tenham sido inundadas. O link divulgado consiste em um mapa interativo que apresenta a estimativa da inundação do evento em curso em Porto Alegre. Também apresenta camadas importantes para ajudar a população, como os abrigos provisórios, escolas, unidades de saúde (incluindo Hospitais), unidades de assistência social, infraestrutura do Dmae e comportas.

Para o mapeamento das areas potencialmente inundadas, foi considerada a ausencia de estruturas de proteção, como muro, diques e casas de bombas, entre outros. A edilção do mapa foi realizada pelo engenhero ambiental Iporã Possantti.

Segundo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), a bomba que parou de funcionar é a de número 16 e foi uma solicitação da CEEE Equatorial. A prefeitura orienta que a população da região busque abrigo seguro em casas de familiares ou nos abrigos disponibilizados pela prefeitura.

“Por uma questão de segurança, a CEEE realizou o desligamento dessa bomba. Quero recomendar aos moradores da Cidade Baixa, Praia de Belas e do Menino Deus que saiam dessas regiões e não fiquem no andar térreo. Estamos tomando todas as providências possíveis para diminuir esse alagamento na região”, afirmou Melo.,

Fonte: Jornal Correio do Povo

Curta, compartilhe e inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa programação ao vivo portal www.tvnativoos.com.br