Osório- IFRGS inaugura laboratórios e biblioteca


Na quinta-feira, 13 de outubro de 2022, o Campus Osório realizou solenidade para marcar oficialmente a inauguração do Laboratório Windmaker, do Laboratório de Ciências Marie Sklodowska Curie e da Biblioteca Professora Tina Hatem. Autoridades civis, acadêmicas e convidados participaram do evento, que iniciou no auditório e seguiu com o descerramento das placas de inauguração em cada um dos espaços.

O público foi recebido às 14h com apresentação ao piano do estudante Klaus Kaiser, do curso Técnico em Informática. Os anfitriões do evento, diretora-geral do Campus Osório professora Flávia Twardowski, e o reitor do IFRS professor Júlio Xandro Heck, subiram ao palco para fazerem uso da palavra

Flávia Twardowski destacou a importância de cada um dos espaços inaugurados, que são voltados à comunidade, e do trabalho desempenhado pelas equipes envolvidas mesmo em meio à pandemia de Covid-19, com a construção do laboratório de ciência, a ótima colocação do projeto Windmaker no edital nacional que o fez virar um laboratório e das ações do Núcleo de Memória que resultaram no nome da biblioteca que tanto significado tem para o campus.

Agradeceu ao IFRS por tornar realidade a construção de um laboratório de ciências, cumprindo um compromisso firmado pelo pró-reitor de Desenvolvimento Institucional Amilton de Moura Figueiredo em 2018, no evento Salão do IFRS, em Bento Gonçalves.

Já o reitor Júlio Xandro Heck ressaltou as três importantes entregas que estavam sendo feitas, que fazem o IFRS pulsar, estar vivo, presente na comunidade, entre as quais a “concretização de um sonho antigo do Campus Osório, que é o laboratório de ciências (…) um espaço para que as pessoas aprendam a gostar de ciências, a praticar ciência e a formarmos os cientistas do futuro”, disse.

Citou também as diversas obras que vêm sendo realizadas e concluídas pelo Instituto, com ênfase nas quadras poliesportivas em todos os 17 campi, obra quem em breve também será inaugurada oficialmente no Campus Osório. E entregou documentação relativa à doação de 33 computadores para instalação em laboratório de ensino para os estudantes

Os presentes assistiram a um vídeo sobre os espaços a serem inaugurados e após foram convidados a visitar cada um deles para acompanhar o descerramento das placas. A primeira inauguração foi realizada no Laboratório de Ciência Marie Sklodowska Curie, onde bolsistas recepcionaram os visitantes e o ato de descerramento da placa foi realizado com a diretora Flávia Twardowski, referência na área de pesquisa.

Na sequência, a comitiva dirigiu-se ao Laboratório Windmaker, onde a placa foi descerrada com a coordenadora substituta do laboratório, professora Bruna da Rosa.

Por fim, foi inaugurada a Biblioteca Professora Tina Hatem, com a presença da bibliotecária Luana Monique Delgado Lopes, que atuava no projeto Cafeteira Poética, desenvolvido pela então professora de Artes Maria da Conceição Hatem de Souza, a Tina (em memória). Uma homenagem foi realizada por ela em lembrança à professora e em alusão ao Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama – doença que vitimou Tina. A servidora Michelen Andrighetto, que venceu a doença e segue em tratamento, foi convidada a colocar um laço rosa na cafeteira, que é símbolo do projeto, emocionando a todos.

Participaram da inauguração membros da gestão do IFRS e do Campus Osório, o secretário de Administração do município de Osório, Juarez Sebastião Nunes, a diretora-geral do Campus Rolante, Cláudia Dias Zettermann; o coordenador substituto do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física do Polo da UFRGS Litoral, Alexandre Luís Junges, além de estudantes egressos que mantinham relação de amizade com a professora Tina Hatem e o ex-diretor do campus, Roberto Saouaya.

Sobre os espaços

Laboratório Windmaker

Sua criação foi possível por meio do projeto ‘WindMaker: uma proposta de espaço maker no IFRS Campus Osório’ aprovado em 5º lugar em seleção nacional da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) (Edital Nº 35/2020). Foram adquiridos equipamentos que compõem o modelo de laboratório definido, com o preço de R$ 132,9 mil.

Os espaços makers são conhecidos por promover iniciativas de incentivo à criatividade, inovação e empreendedorismo, com projetos focados nas demandas da comunidade, permitindo que o aluno seja protagonista.

Laboratório Marie Sklodowska Curie

Após uma reforma, em 2021, no valor de R$ 83 mil, o espaço que era usado de forma adaptada transformou-se em laboratório de ciências. Para a adequação do espaço foram trocados piso e instalações elétricas, construídas bancadas com cubas, mobiliário de acordo com as necessidades do espaço e atendidas especificações do PCCI, como porta corta fogo.

Agora, a maioria das atividades que precisavam ser feitas em laboratórios externos, como na UFRGS, já estão sendo realizadas no campus.

Biblioteca Professora Tina Hatem

O nome dado oficialmente à biblioteca do campus, após aprovação de pedido do Núcleo de Memória (Numem) ao Conselho de Campus (Concampo) pela Resolução Nº12/2020, homenageia a professora de Artes Maria da Conceição Hatem de Souza, que se apresentava como Tina Hatem.

A proposta surgiu de inúmeras manifestações sobre a forte representatividade e atuação da docente nos primeiros anos de Campus Osório durante a série de lives “Vivências e Experiências”, realizada em agosto de 2020 com estudantes egressos de todas as modalidades de curso e ex-servidores em comemoração aos 10 anos do campus

Fonte:

Jornalista Gabriela Morél