Nativoos Esportes – Grêmio perde para o Fortaleza por 1 x 0, com à quinta derrota consecutiva Tricolor vai para o Gre-Nal na zona do rebaixamento

Lucero marcou para o time cearense. Mateus Lotif / Fortaleza EC/Divulgação

Time cearense bate o Tricolor por 1 a 0 e deixa os gaúchos mais uma rodada na zona de rebaixamento

Nem quando foi rebaixado, em 2021, houve cinco derrotas consecutivas. É preciso voltar mais no tempo para encontrar um cenário como o de agora. Data de 2004, coincidentemente outro ano em que o destino foi a Série B do Campeonato Brasileiro. Ontem à noite, o Grêmio perdeu para o Fortaleza por 1 a 0 e ficou pela segunda rodada seguida na zona do rebaixamento. E sábado tem Gre-Nal.

Nem mesmo uma chuva estava sendo capaz de mudar a temperatura do primeiro tempo no Castelão. Ainda que tenha finalizado duas vezes a gol, primeiro com Rodrigo Ely e depois com Du Queiroz, ambas sem perigo, contra apenas uma menos perigosa do adversário, esse pequeno dado a favor dos gaúchos ficou escondido na morosidade das duas equipes. Até que um lance aos 36 minutos alterou o clima e o placar.

>

Tinga deu uma bicicleta sem direção ao gol, mas a bola resvalou na mão de Rodrigo Ely. O zagueiro reclamou ter sido deslocado por Tite. Entre a marcação do pênalti após revisão no VAR, uma confusão na meia-lua entre os jogadores posicionados para o rebote e a cobrança foram cinco minutos. Até que Luchero bateu deslocando Marchesín: 1 a 0.

Logo em seguida, a situação ficou ainda pior. Com o gramado embarrado, Pepê não conseguiu frear a tempo um carrinho, acertou Martínez e foi expulso. A coisa não ficou ainda pior porque Marchesín salvou um chute de Pochetino cara a cara.

Com um a menos, Renato voltou com Nathan Fernandes no lugar de João Pedro Galvão formando o ataque que era esperado para o começo do jogo. Sem forças para chegar à frente, o Grêmio não conseguiu construir nenhuma conclusão sequer sem perigo para o gol de João Ricardo.

Do outro lado, o Fortaleza, cauteloso porque também não atravessa bom momento, saía só com segurança. Em mais de uma vez conseguiu arrematar. Martínez acertou uma cabeçada na trave e depois Breno Lopez parou nas mãos de Marchesín, destaque tricolor. Carballo, Edenilson, Nathan e Cristaldo foram para campo mais para dar um fôlego do que para qualquer outra coisa, pois a equipe, mesmo mudando nomes, não alterou o desempenho na sexta derrota em oito rodadas até aqui, a quinta seguida e a segunda na semana Gre-Nal. Nos acréscimos, Ely chutou uma bola na trave.

Para o clássico em Curitiba retornam Geromel, Kannemann e Cristaldo. O time começa agora por Marchesín, a partir de agora o titular da posição.

Fortaleza (1)
João Ricardo; Tinga, Cardona, Titi e Felipe Jonatan; Pedro Augusto (Lucas Sasha, 31’/2ºT), Hércules (José Welison, 21’/2ºT), Emmanuel Martínez (Calebe, 26’/2ºT) e Pochettino (Pikachu, 26’/2ºT); Breno Lopes (Machuca, 31’/2ºT)  e Lucero. Técnico: Juan Vojvoda

Grêmio (0)
Marchesín; João Pedro (Cristaldo, 40’/2ºT), Rodrigo Ely, Gustavo Martins e Reinaldo; Dodi (Nathan, 31’/2ºT), Du Queiroz (Carballo, 21’/2ºT) e Pepê; Pavon (Edenilson, 21’/2ºT), Gustavo Nunes e JP Galvão (Nathan Fernandes, INT). Técnico: Renato Portaluppi

GOL: Lucero aos 41min do 1º tempo;
CARTÕES AMARELOS: Pedro Augusto, Calebe, Lucero (F); Rodrigo Ely, Marchesín, Edenilson, Reinaldo (G)
CARTÕES VERMELHOS: Pepê (G)
ARBITRAGEM: João Vitor Gobi, auxiliado por Daniel Paulo Ziolli e Gustavo Rodrigues de Oliveira (trio de SP). VAR: Rodrigo Nunes de Sá (Fifa-RJ)
PÚBLICO: 16.935
RENDA: R$ 180.585,00
LOCAL: Arena Castelão, em Fortaleza

Próximo jogo
Sábado, 22/6 – 17h30min
Grêmio x Inter
Estádio Couto Pereira – Brasileirão (11ª rodada)