Imbé – Troca de lâmpadas já atinge 40% das ruas do município


O programa de troca das lâmpadas de vapor de sódio pelas lâmpadas de led segue dentro do cronograma estipulado pela prefeitura. O trabalho de substituição é coordenado pelo Departamento de Eficiência Energética junto ao Setor de Serviços Elétricos da Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV) e já beneficiou 40% das vias de Imbé.

O prefeito Ique Vedovato destaca que a troca de todas as lâmpadas do parque de iluminação da cidade traz mais segurança para as ruas, por proporcionar uma iluminação mais intensa e eficiente, além de uma melhor qualidade de vida para as pessoas que podem transitar em um ambiente com melhor visibilidade.

>

As luminárias com a tecnologia LED possuem maior luminosidade, são mais econômicas e têm maior durabilidade e possuem um menor custo de manutenção. Quando concluída, a troca de todas as lâmpadas da cidade representará um investimento em torno de R$ 2,5 milhões, ao passo em que a economia mensal nas contas de iluminação pública será de aproximadamente R$ 150 mil.

Segundo a responsável pelo Departamento de Eficiência Energética, Sinara Amaral, os bairros e balneários receberam luminárias de 50w e as avenidas principais de 100 a 200w. Além de economia a instalação das leds busca a padronização da distribuição das potências conforme as características das vias do município.

Nessa semana, o processo de troca das lâmpadas está nos balneários Santa Terezinha, Santa Terezinha Norte e Imara, com previsão de finalização até o final da semana, caso as condições climáticas possibilitem o andamento dos trabalhos. Inclusive, a instabilidade climática acaba inviabilizando prazos definitivos, uma vez que a entrega de alguns materiais e a própria execução das obras depende do tempo estável para não colocar os colaboradores em risco ao mexer na rede elétrica. Entretanto, Ique ressalta que a conclusão dos trabalhos em todo o município está mantida para outubro.

Outro detalhe que já acontece em ruas do município é a substituição das lâmpadas queimadas de vapor de sódio pelas de led. De acordo com Carlos Antoni, chefe do setor elétrico, o eletricista que atende o chamado identifica se a queima é uma situação recorrente em um curto período de tempo e substitui a lâmpada pela de led, por isso que em determinadas ruas se encontra um poste com led e os demais com vapor de sódio.

>

Fonte: Assessoria de Comunicação

Curta, compartilhe e inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa programação ao vivo portal www.tvnativoos.com.br