Imbé aplicou mais de 600 doses de vacina no sábado


O último sábado (20) foi o Dia D de vacinação contra a poliomielite e outras doenças. Em Imbé, quatro unidades de saúde estiveram abertas durante a manhã e também à tarde para imunizar crianças, adolescentes e adultos. A estratégia contou ainda com dois pontos volantes. Ao todo foram 623 doses distribuídas.

A procura maior foi pelas vacinas de rotina. Ao todo foram 316 doses aplicadas, entre elas as que protegem contra o HPV, a febre amarela e a meningite. Já contra a poliomielite foram imunizadas 220 crianças entre zero e quatro anos de idade. Outras 87 vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas em quem estava com a dose de reforço em tempo de ser tomada ou até mesmo atrasada.

De acordo com a enfermeira Caroline Pimenta, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o movimento nas unidades de Saúde da Família (USFs) Albatroz, Mariluz, Nova Nordeste e Centro foi intenso em ambos os turnos, mas o fluxo de vacinação ocorreu sem maiores problemas. “Chamou atenção a quantidade de adolescentes que compareceu. Tivemos uma procura muito grande nesta faixa etária, maior até do que de crianças pequenas”, avalia Pimenta.

Ela explica que a ação superou as expectativas ao colocar muitas cadernetas em dia. As unidades volantes também funcionaram bem, na avaliação dela. “É uma aposta. Para as próximas campanhas tentaremos melhorar ainda mais a estratégia e agilizar o atendimento para evitar a formação de filas”, projeta a enfermeira.

As USFs Albatroz, Mariluz, Nova Nordeste e Centro reabrem novamente no próximo sábado (27), das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, para dar sequência à campanha de vacinação, que seguirá até o próximo dia 09 de setembro. É mais uma oportunidade para pais e responsáveis de crianças e adolescentes de Imbé colocarem em dia o esquema vacinal do público desta faixa etária.

No caso da imunização contra a poliomielite, por exemplo, a meta é alcançar uma cobertura vacinal igual ou maior que 95% entre crianças até quatro anos. Para atingir o objetivo, a SMS, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação (SMED), planeja promover, num segundo momento, a vacinação em escolas da rede municipal.

 

 

 

TEXTO: Talis Ramon
FOTOS: Ivan de Andrade