HOSPITAL VIDA E SAÚDE DE SANTA ROSA REALIZA A PRIMEIRA CAPTAÇÃO DE ÓRGÃOS DE 2024


Nesta terça-feira, dia 9, o Hospital Vida & Saúde conduziu a primeira captação de órgãos deste ano. Um paciente de 65 anos, vítima de um acidente vascular cerebral hemorrágico (AVC), teve seu diagnóstico de morte encefálica confirmado ainda na segunda-feira, dia 8. Com o suporte dos profissionais da Comissão Intra-Hospitalar de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), a família do paciente optou pela doação de órgãos, resultando na captação de rins, fígado e córneas.

Contando com a assistência da Central de Transplantes do RS, uma equipe de Porto Alegre foi deslocada até Santa Rosa para realizar a captação, que ocorreu durante a manhã. Desde o início deste ano, a CIHDOTT acompanhou sete protocolos de morte encefálica. Segundo a coordenadora da Comissão, enfermeira Thanyse Kretschmer, “A abertura de um protocolo de ME nem sempre significa que evoluirá para doação de órgãos. A captação depende de diversos fatores como condições clínicas do paciente, aceite dos familiares e indicação da Central de Transplantes. Nosso trabalho é prestar toda assistência necessária aos familiares do paciente neste momento, e organizar a documentação e logística para o suporte da equipe da Central que se desloca desde Porto Alegre”.

De acordo com dados do Estado, obtidos até o mês de fevereiro, cerca de 27% das notificações de morte encefálica evoluíram para a doação de órgãos em 2024. Outro dado relevante é o número de transplantes: foram realizados 114 no Estado nos dois primeiros meses do ano.

Se inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa programação ao vivo portal www.tvnativoos.com.br