‘Fake news porca, nojenta’, desabafa neta de idosa que teve imagem associada à falsa morte em ginásio de golpistas presos


nformação de suposto óbito foi desmentida pela Polícia Federal nesta terça-feira (10). Foto compartilhada por bolsonaristas é de banco de imagens de fotógrafo de Campinas (SP).

Uma neta da idosa que está sendo associada por bolsonaristas golpistas em uma falsa notícia de morte no ginásio da Polícia Federal (PF), em Brasília, desabafou nesta terça-feira (10) nas redes sociais sobre o uso indevido da foto da avó.

A foto usada no boato foi retirada de um banco de imagens gratuito do fotógrafo Edu Carvalho, de Campinas (SP). Segundo Edu, a imagem retrata Deolinda Tempesta Ferracini, avó da esposa dele e que morreu em novembro de 2022, devido a um acidente vascular cerebral (AVC).

A informação do suposto óbito, que teria acontecido onde cerca de 1,2 mil pessoas foram levadas após os ataques cometidos nas sedes dos Três Poderes, no domingo (8), se espalhou pelas redes sociais e já foi desmentida pela PF 

Em vídeos postados nesta terça, a neta da idosa, Juliana Cuchi Oliveira, explicou a situação e pediu para as pessoas denunciarem as publicações falsas.

“Estão pegando a foto da minha avó e falando que ela morreu em um campo de concentração, coisas de política. […] Por favor, se vocês verem, apenas denuncie. Estou muito chateada, muito mesmo. O banco de imagens da foto da minha avó não dá direito ao uso indevido. Já lutamos uma vez contra isso. […] Agora de novo, em uma fake news porca, nojenta.”

Juliana destacou, ainda, que, nesta terça-feira, completam três meses da morte da avó.

Fonte: G1