É #FAKE que Robert Malone criou as vacinas de mRNA e que elas não são seguras e não funcionam


Este vídeo que voltou a circular na inter é de 2022, mas quando menos se espera algúem relança a fake news.

Legendas falsas afirmam que ele é o inventor da vacina mRNA, o que não é verdade e já foi amplamente contestado pela comunidade científica. Ele diz que as vacinas não são seguras, alegação rebatida pelo diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, Renato Kfouri.

Circula em redes sociais um vídeo que mostra o médico americano Robert Malone em um discurso para um grupo antivacinas nos Estados Unidos em que ele repete alegações contra os imunizantes destinados a combater a Covid-19. Uma legenda diz que ele é o criador das vacinas mRNA e as vacinas não funcionam. É #FAKE.

Malone de fato participou de um ato contra as vacinas em Washington, nos Estados Unidos, assim como registrou o jornal The Washington Post. Mas ele não é o criador das vacinas de mRNA. O Fato ou Fake já desmentiu essa história em uma checagem anterior.

Malone contribuiu com evidências de que o mRNA poderia produzir proteínas nas células, mas não pode ser considerado o inventor da tecnologia do mRNA, porque esse descoberta se deve ao trabalho de muitos outros pesquisadores.

Um artigo da revista Nature explica com detalhes o papel que ele teve na história do mRNA. Malone descobriu que era possível transferir mRNA protegido por uma pequena camada de gordura para orientá-las a produzir proteínas. Depois, ele aplicou a sua teoria em animais. Mas isso ocorreu em 1989, e muitas outras pesquisas antes e depois foram realizadas para chegar à situação atual.

A alegação de que ele foi o inventor das vacinas já foi alvo de reportagens e checagens pelo mundo e, em todas elas, foi considerada falsa. Ele se tornou uma estrela dos veículos que disseminam desinformação a respeito das vacinas.

Eficácia e segurança das vacinas

Em seu registro do comício, o Washington Post apontou que Malone repetiu alegações falsas ao dizer que as vacinas não estão funcionando, uma vez que os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos divulgaram dois dias antes estudos que mostram que as vacinas protegem fortemente as pessoas contra as consequências da variante omicron.

Fonte: Globo.com matéria realizada aproximadamente 1 ano!

Se inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebookinstagram e veja nossa programação ao vivo pelo canal 6 da Claro Net ou pelo portal tvnativoos.com.br.

No mês de março a TV Nativoos está programando muitas novidades na área de comunicação!