Cultura – Morre a atriz Maria Helena Dias, protagonista da novela ‘Elas por elas’, aos 91 anos

A atriz Maria Helena Dias, em cena da novela 'Elas por elas' (1982) — Foto: Reprodução/TV Globo/TV Nativoos

Atriz iniciou a carreira na década de 1950 quando participou de atrações pioneiras na televisão brasileira; última participação em folhetins foi em ‘Cobras e lagartos’ (2006)

Morreu, aos 91 anos, na tarde da última terça-feira (1º), a atriz Maria Helena Dias, conhecida por ter interpretado uma das protagonistas da novela “Elas por elas” (1982), que ganhará um remake na TV Globo neste ano. A informação foi comunicada por amigos da artista apenas neste sábado (5). De acordo com pessoas próximas, Maria Helena estava internada num hospital no Rio de Janeiro há um mês devido a uma broncopneumonia e a uma trombose na perna.

Maria Helena Dias estava afastada dos palcos e da televisão desde 2007, quando participou da série “Carga pesada”. Ela integrou o elenco de diversas novelas, sobretudo entre as décadas de 1980 e 1990, entre as quais “Plumas & paetês” (1980), “Ciranda de pedra” (1981), “Tieta” (1989), “Rainha da sucata” (1990), “A próxima vítima” (1995) e “Anjo de mim” (1996).

O início da carreira da atriz foi na extinta Rede Tupi, nos anos 1950, quando participou do pioneiro programa Grande Teatro Tupi. A artista também estrelou dezenas de espetáculos nos palcos. A última participação em folhetins aconteceu em Cobras e Lagartos (2006), trama das 19h da TV Globo escrita por João Emanuel Carneiro.

Em “Elas por Elas”, Maria Helena deu vida a Carmem, mulher que trabalha para sustentar o marido, dois filhos e um cunhado. Na nova versão da produção, prevista para estrear no mês que vem, a personagem fará uma mudança de sexo e se chamará Renée. O papel será interpretado pela atriz Maria Clara Spinelli.

Em 1981, quando estrelou a peça “Comunhão de bens” ao lado de Osmar Prado sob direção de Alcione Araújo, a atriz repassou sua trajetória profissional em entrevista ao GLOBO. “Para a minha família, fui uma espécie de ovelha negra no início (de minha carreira). Para o pessoal de teatro e TV, sou muito equilibrada. E é natureza. São polos bem diversos, opostos”, afirmou.

O corpo de Maria Helena foi sepultado na última quinta-feira (3), no Cemitério do Araçá, em São Paulo. Ela deixou o Rio de Janeiro há mais de uma década e se mudou para a capital paulista após se aposentar. Sem filhos, a atriz vivia com as primas, também idosas.

Fonte: Globo.com

Se inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativooscurta nossa página nfacebookinstagram e veja nossa programação ao vivo pelo canal 6 da Claro Net ou pelo portal tvnativoos.com.br