Clima – Sobe para 19 o número de desaparecidos e com oito mortes confirmadas, pelo ciclone extratropical no RS

Cidade de Maquiné, foi fortemente atingida pelo Ciclone Extratropical

Número de desaparecidos subiu para 19 no Estado, sendo duas pessoas de Maquiné, a professora Agnes do Instituto Federal Rio Grande do Sul Campus Osório, a sua mãe também está entre os desaparecidos.

A comunidade do IF Camous Osório está apreensiva com o desaparecimento da professora Agnes Schmeling e sua mãe que estão na lista dos desaparecidos da cidade de Maquiné.

Subiu para oito o número de mortos pelo ciclone extratropical que passou pelo Rio Grande do Sul, conforme declaração do governador Eduardo Leite em coletiva neste sábado. Os óbitos são em São Leopoldo (dois), Maquiné, Novo Hamburgo, Gravataí, Bom Princípio, Caraá e em São Sebastião do Caí. 

A nova morte, desta vez notificada em São Sebastião do Caí, é de uma criança de quatro meses que não conseguiu ser socorrida por conta de dificuldades de saúde, segundo Leite. O número de desaparecidos subiu para 19 (15 em Caraá, dois em Maquiné e dois em Três Forquilhas). A Defesa Civil informa que as buscas prosseguem hoje. 

O balanço do órgão aponta 2.330 desabrigados e 602 desalojados em 40 municípios gaúchos. A Defesa Civil contabiliza ainda 250 cestas básicas para apoio imediato à população, oriundas da Secretaria de Assistência Social do Estado.

Após a passagem do ciclone, municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre têm risco alto de inundações e alagamentos urbanos, conforme boletim divulgado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), levando em consideração que os níveis dos rios Taquari e Caí encontram-se em elevação.

O rio Caí merece atenção especial, pois está acima da cota de inundação nos municípios de médio e baixo curso, devido aos altos acumulados nos últimos dias, juntamente com a previsão de chuva fraca.

Confira a Nota Oficial do Instituto Federal Rio Grande do Sul – Campus Osório:

“A comunidade do IFRS – Campus Osório lamenta profundamente o ocorrido nestas quinta e sexta-feira, 15 e 16 de junho de 2023, nos municípios do Litoral Norte gaúcho, quando o ciclone extratropical deixou inúmeros danos materiais e humanos. Estamos cientes que essa tragédia atingiu a família da nossa querida professora Agnes Schmeling, cuja residência se localiza em área de altitude elevada em Maquiné, a qual foi atingida por deslizamentos. A docente ainda não foi localizada e acompanhamos com atenção, apreensão e esperanças o trabalho incansável da Defesa Civil, que atua na busca por sobreviventes e no amparo às vítimas.

Neste momento difícil, expressamos nossa solidariedade e apoio aos familiares e a todos os envolvidos. Reconhecemos a importância do trabalho desempenhado pelos profissionais da Defesa Civil de outros órgãos envolvidos nas buscas e nos solidarizamos com seus esforços.

O IFRS – Campus Osório está mobilizado para prestar o apoio necessário à família neste momento de angústia. Servidores e estudantes estão unidos em orações e pensamentos positivos, na expectativa de que a força da solidariedade possa trazer algum conforto.

Ressaltamos a importância de que todos se mobilizem em prol daqueles que estão enfrentando essa tragédia, oferecendo suporte emocional, auxílio material e colaboração nas ações de auxílio e reconstrução. Convidamos nossa comunidade acadêmica a contribuir de qualquer forma possível. Informamos que roupas, colchões, roupas de cama, alimentos, materiais de higiene pessoal e água potável são recebidos na Vila Olímpica, na secretaria de Assistência Social e Habitação de Osório e na Unicnec. A Prefeitura de Osório destinará as doações à população de Osório, Maquiné e Caraá.

Neste momento de tristeza, reafirmamos nosso compromisso com a valorização da vida, a empatia e o apoio mútuo. Juntos, vamos superar essa adversidade e fortalecer os laços que nos unem como uma comunidade.

Que a força e a resiliência estejam presentes.

Atenciosamente,

Direção Geral do IFRS – Campus Osório”

Se inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebookinstagram e veja nossa programação ao vivo pelo canal 6 da Claro Net ou pelo portal tvnativoos.com.br