Clima – Santo Antônio da Patrulha, passagem do Ciclone castiga o município


A Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha informa que o município, tanto na sede quanto no interior, foi duramente castigado pelas fortes chuvas que iniciaram na noite desta quinta (15) e persistem até o momento.

Ainda não se tem números exatos de desabrigados e demais dados sobre as consequências do temporal. As equipes da Prefeitura, Defesa Civil, Bombeiros e voluntários continuam mobilizadas, em atendimento às ocorrências.

Informações preliminares são de que, na noite passada, mais de 50 famílias foram resgatadas em todo o município. Dois lares de idosos foram atingidos, com os residentes sendo removidos para locais seguros. As aulas da rede municipal de ensino foram suspensas.

Ainda não há dados precisos, mas algumas escolas foram completamente inundadas, contabilizando muitos estragos em estrutura, materiais didáticos e equipamentos. As escolas EMEF Nossa Senhora de Fátima e EMEI Soneca não há previsão de volta às aulas dada a amplitude dos estragos.

O Arroio Pitangueiras, corrente d’água que atravessa a parte central do município, excedeu sua capacidade, inundando todas as vias no seu entorno. Bairros do centro da cidade foram alagados, causando estragos em boa parte do comércio e residências da região, e levando parte da população a ficar ilhada em alguns pontos.

No interior, muitas propriedades foram inundadas tornando difícil o acesso até mesmo para o resgate das famílias. Nestes locais, foram identificados transbordo e rompimento de barragens, estouro de bueiros, árvores derrubadas sobre as vias e casas destelhadas, entre outros estragos que ainda não são possíveis de ser completamente dimensionados.

Os desabrigados estão sendo acolhidos no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Santo Antônio. O Corpo de Bombeiros está recebendo agasalhos, cobertores, alimentos e demais materiais. Diversas empresas do município também estão recebendo roupas e mantimentos.

Esses acontecimentos confirmam o Aviso Metereológico Especial nº 198, de 15 de junho, do Instituto Nacional de Metereologia (INMET), que previa fortes chuvas e rajadas de vento de até 90 km/h. Porém, a gravidade da situação foi além de qualquer previsão possível, o que pode ser constatado pelos danos sofridos em diversos municípios do Estado.

A Administração Municipal de Santo Antônio da Patrulha está com todas as secretarias e departamentos mobilizados atuando prioritariamente no socorro às vítimas. A extensão total dos estragos continua sendo apurada e mais informações serão divulgadas tão logo quanto possível.

Fonte? Assessoria de comunicação

Se inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebookinstagram e veja nossa programação ao vivo pelo canal 6 da Claro Net ou pelo portal tvnativoos.com.br