Clima – RS deverá ter alta frequência de temporais entre final de outubro e início de novembro, são09 as previsões de MetSul e Inmet

Alertas do Inmet englobam todas as regiões do RS. Inmet / Reprodução TV Nativoos

Região de maior preocupação é a Metade Norte

O final do mês de outubro e os primeiros dias de novembro devem ser marcados no Rio Grande do Sul por uma alta frequência de temporais. Segundo informações da MetSul Meteorologia, a região de maior preocupação é a Metade Norte do Estado. É possível o registro até de chuva de granizo e o cenário não fica restrito ao território gaúcho. Ele se espalha por Santa Catarina e vai até o Paraná. Serão muitos dias com chuva localmente forte a intensa que virá com nuvens muito carregadas que vão causar também temporais.

Conforme a MetSul, a atenção quanto ao clima de tempestades deve estar centralizada nos próximos sete a dez dias, quando os acumulados de chuva devem atingir 250 mm a 500 mm em um grande número de cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Há a possibilidade de novas inundações, cheias de rios, enchentes e até deslizamentos de terra. 

A sequência de temporais tem relação com o El Niño. A instabilidade tende a aumentar muito mais neste sábado no Sul do País com chuva muito intensa em diversas cidades, com acumulados de 100 mm a 200 mm em apenas 24 horas com inundações repentinas, e ainda tempestades de granizo com risco de vendavais isolados. 

A intensa instabilidade virá acompanhada de muitos raios. As descargas no Sul do país devem ser mais numerosas no Noroeste gaúcho e no Oeste de Santa Catarina e do Paraná.

Inmet emite três alertas para risco de temporal no RS entre sexta-feira e sábado

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas para risco de temporal no Rio Grande do Sul entre a noite desta sexta-feira (27) e o sábado (28). Os avisos amarelo, laranja e vermelho — que representam perigo baixo, moderado e alto, respectivamente — valem para todas as regiões. Dessa forma, existe risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

O alerta vermelho é válido para o Norte e parte do Noroeste e da Serra. Já o marcador laranja é válido para Região Metropolitana, Litoral Norte e parte da Região Central, e também contempla cidades do Noroeste, da Serra e da Fronteira Oeste. Praticamente todas as áreas da Metade Sul do Estado estão sob aviso amarelo. 

O alerta vermelho começa a valer às 21h desta sexta-feira e segue até as 15h de sábado. Já o laranja está previsto para ocorrer entre as 9h15 de sexta e as 15h de sábado. O marcador amarelo ficará em vigência das 15h de sexta-feira até as 10h de sábado.

Se inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativooscurta nossa página nfacebookinstagram e veja nossa programação ao vivo pelo canal 6 da Claro Net ou pelo portal tvnativoos.com.br

Fonte: Jornais Correio do Povo e GZH