Clima – nuvem gigante cobre o Norte e parte do Noroeste do RS antes de temporal 

Nuvem passou por Palmeira das Missões Jô do Carmo / Arquivo pessoal/Reprodução TV Nativoos

Temporal atingiu diversas cidades do Noroeste do RS, causando a queda de muitas árvores, postes deixando muitas cidades sem luz, confira na reportagem a baixo.

Conhecida como “nuvem prateleira”, formação antecede tempestades e causa fortes ventos 

Na manhã desta sexta-feira (29), um fenômeno nos céus do norte e no Noroeste do RS impressionou e assustou os moradores da região. Foi a passagem de uma “shelf cloud”, ou na tradução para o português “nuvem prateleira”, registrada nos municípios de Santa RosaFrederico WestphalenPalmeira das MissõesPasso Fundo, entre outros.

Conforme a Climatempo, essa nuvem se caracteriza por uma formação extensa com aparência de onda, que costuma anteceder tempestades. A “nuvem prateleira” vem acompanhada de fortes rajadas de vento

A coordenadora de educação Jô do Carmo foi uma das pessoas que registrou a passagem do fenômeno, enquanto se deslocava pelo entroncamento das rodovias BR-386 e BR-158, entre Boa Vista das Missões e Palmeira das Missões

— Foi uma experiência nada agradável. Parecia um olho quando eu estava entrando nela. Muitas árvores caíram — contou.

Como se forma a nuvem prateleira

O fenômeno desta sexta-feira foi causado pela passagem de uma frente fria que está levando instabilidade para todo o Rio Grande do Sul. O alerta feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já previa perigo de tempestade e alto volume de chuva.

De acordo com Guilherme Borges, meteorologista da Climatempo, a “nuvem prateleira” se forma abaixo da tempestade principal. Uma corrente ascendente impulsiona o ar quente pra cima e o frio para fora, criando o aspecto característico. É uma nuvem baixa e horizontal, formada na base da tempestade e em linha reta, com borda nítida e cores mais escuras, como cinza, azul e até verde.

Temporal causa queda de árvores e de postes em Santa Rosa, em Cerro Largo teve rajadas de vento de 115 km/h durante temporal, já em Ubiretama a Cobertura de quadra esportiva é destruída pelo temporal

 Não é tão comum, mas nos alertas de tempestade dessa primavera já aconteceu algumas vezes esse ano. Ela impressiona na chegada pelo tamanho — explicou o meteorologista.

Entre a noite desta sexta e a manhã de sábado (30), a frente fria se desloca para os outros estados do Sul e Sudeste do Brasil. A previsão para o fim de semana é de tempo firme e temperaturas amenas em todo RS.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul relatou que a cobertura de uma quadra esportiva foi destruída por conta do temporal que atingiu Ubiretama. Conforme o órgão, não há relato de feridos no acidente registrado nesta sexta-feira.

Cobertura de quadra esportiva foi destruída | Foto: Defesa Civil / Divulgação / CP/Reprodução TV Nativoos

Conforme a Defesa Civil, diversos municípios do Estado relataram danos e ocorrências relacionadas ao temporal desta sexta: Cândido Godói, Cerro Largo, Giruá, Horizontina, Santa Rosa, Santo Cristo, São Luiz Gonzaga, São Nicolau e Tucunduva

Em Cerro Largo, o prefeito Paulo Kipper disse que o município já havia passado por três situações de emergência, e agora irá para a quarta.

A localidade foi uma das mais atingidas pelo temporal, com destelhamentos de residências, além da derrubada da decoração natalina da Praça Central, quedas de árvores e postes.

Segundo Kipper, choveu 54 milímetros em apenas uma hora, entre 6h e 7h de sexta, e as rajadas de vento alcançaram 115 quilômetros por hora.

“Precisamos agradecer que ninguém precisou sair das casas. Dentro do possível, estamos distribuindo lonas e trabalhando desde cedo. Temos de encarar esta situação com bastante tranquilidade e paciência, que vamos conseguir nos recuperar”, afirmou o prefeito, acrescentando que não houve desabrigados.

Outros municípios próximos também foram afetados pela força do vento. Em Giruá, os Bombeiros foram acionados para ocorrência de quedas de árvores e galhos sobre vias. Duas residências foram destelhadas.

Em Santa Rosa, teve queda de árvores e de postes , boa parte da cidade está sem luz.

O forte temporal que atingiu Santa Rosa na madrugada e manhã desta sexta-feira provocou a queda de árvores e de postes no município. Boa parte da localidade está sem luz.

Em alguns locais da cidade, árvores de grande porte caíram em bairros residenciais, perto de carros e de casas.

No momento, ainda não há relatos de feridos por conta dos incidentes causados pelo vendaval.

Queda de árvore atingiu carro | Foto: Ilson Tessaro / Divulgação / CP/Reprodução TV Nativoos

Fonte GZH e Jornal Correio do Povo

Se inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa programação ao vivo pelo canal 6 da Claro Net ou pelo portal tvnativoos.com.br