Clima – Inmet emite alerta laranja de perigo para tempestade no Rio Grande do Sul


De acordo com o instituto, há risco de queda de granizo, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos

O domingo (3) e o início da próxima semana devem ser de muita chuva em todo o Rio Grande do Sul. Ainda no sábado, o Inmet emitiu alerta laranja de perigo para tempestade no Estado, Santa Catarina e Paraná.  O alerta se estende até a meia-noite de domingo.

A previsão é de um volume de chuva entre 30 e 60 milímetros, podendo chegar a 100 milímetros, em todas as regiões do Estado. As rajadas de vento podem atingir 100 km/h. 

De acordo com o instituto, há risco de queda de granizo, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.

Segundo a Climatempo, as fortes chuvas  são provocadas por um sistema de baixa pressão que se forma sobre o Estado. A faixa Noroeste e Norte, tem previsão de tempestades mais severas.

À medida que a baixa pressão se desloca em direção ao oceano, o fenômeno ganhará intensidade e se transformará em um ciclone extratropical na segunda-feira (4). Isso reforçará a ocorrência de chuvas no Estado. 

Na faixa Centro-Sul, o tempo permanece chuvoso ao longo do dia. Já na faixa Centro-Norte, a chuva será mais intensa e há previsão de tempestades. Na Capital, a previsão é que chova um acumulado de 100mm na Capital. O número, de acordo com Climatempo, corresponde a 67% do volume médio normal de chuva para setembro, que é de 148 mm em Porto Alegre.