Clima – Defesa Civil do RS monitora retorno da chuva ao Estado; volumes podem ser altos em algumas regiões

Porto Alegre pode registrar entre 45mm e 75mm de chuva durante o período. Camila Hermes / Agencia RBS/Reprodução TV Nativoos

Prefeituras de Porto Alegre, e das cidades que estão em processo de limpeza, pós enchentes, precisam acelerar o trabalho do recolhimento do lixo pelas ruas, pois no próximo final de semana são esperados volumes altos de chuva.

Depois de alguns dias de temperatura elevada e tempo firme, a chuva deve retornar ao Rio Grande do Sul no próximo final da semana. A Defesa Civil do Estado emitiu um comunicado informando que deverá haver chuva intensa entre os dias 14 e 17 de junho. Algumas regiões, afirmou a Sala de Situação neste domingo (9), podem registrar volumes superiores aos 100 milímetros no período, o que é considerado um valor alto.

>

Na segunda-feira (10), há previsão de chuva fraca para as regiões Sul e Campanha. A previsão é a de que chova 10mm durante o dia, podendo ter chuviscos na Capital também. Na terça-feira (11), o tempo já volta a ficar firme e quente em todo o Estado, permanecendo assim até sexta-feira (14), quando uma nova frente fria deve se formar na Argentina e avançar em direção ao Rio Grande do Sul. 

O sistema poderá causar instabilidade para todas as regiões. A chuva deve começar na Metade Sul já na sexta-feira e, ao longo do final de semana, a condição atinge também a Metade Norte.

— A perspectiva é que essa frente fria tenha dificuldade de avançar de novo. É bom ficar atento para a possibilidade desse sistema ficar em cima do Rio Grande do Sul por alguns dias, como aconteceu em maio. Ainda está longe para saber com certeza como vai ser, mas é uma possibilidade — pontua o meteorologista Murilo Lopes, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

De acordo com o comunicado, os modelos de previsão da Sala de Situação deste domingo indicam que as regiões das Missões, Centro e Noroeste podem registrar entre 50mm e 120mm de chuva durante os quatro dias. Já na Região Metropolitana, na Região dos Vales e na Serra, os volumes podem variar entre 45mm e 75mm. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam que a média histórica de chuva para junho em Porto Alegre é de 130,4mm. A previsão do Inmet aponta sábado (15) como o dia mais chuvoso.

— Como tem essa tendência de o sistema ter dificuldade para avançar, volumes altos de chuva podem ser registrados. Chover entre 50mm e 120mm em três dias é bastante. Se pensarmos que, em junho, a média de chuva esperada para o Rio Grande do Sul é em torno de 130mm ou 140mm, estamos falando de 60% a 90% do esperado para o mês em poucos dias — defende.

Segundo o meteorologista, os modelos meteorológicos ainda não mostram com precisão quais áreas deverão receber mais chuva e quais volumes são esperados para o final de semana. A Defesa Civil do RS garantiu que a Sala de Situação do Estado seguirá monitorando e realizando atualizações das condições hidrometeorológicas para o período.

Ainda, a frente fria deve fazer com que a temperatura diminua em todas as regiões no Estado. Lopes ressalta que isso não significa que o frio típico do outono retornará ao Rio Grande do Sul, apenas que os termômetros não deverão marcar valores próximos dos 30ºC.

Fonte: GZH

Curta, compartilhe e inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa programação ao vivo portal www.tvnativoos.com.br