Clima – correnteza arrasta carros durante enchente em Imigrante; prefeitura decreta emergência


Região é a mesma atingida pela passagem de um ciclone extratropical no início de setembro, que causou mais de 50 mortes.

A chuva que cai desde sexta-feira (17) em Imigrante, no Vale do Taquari, deixou ruas submersas e arrastou carros na manhã deste sábado (18) na cidade. Um vídeo gravado por um morador mostra pelo menos dois veículos quase totalmente submersos durante a enchente na cidade. Veja acima.

Em Lajeado, chuva deixou parque alagado na manhã deste sábado (18) — Foto: Rafael Scheeren Grün/Prefeitura de Lajeado/Reprodução TV Nativoos

A prefeitura da cidade decretou situação de emergência por conta da chuva na manhã deste sábado. Casas foram atingidas por granizo, arroios transbordaram e entraram em residências, e uma ponte e uma barragem foram levadas pela força da correnteza.

A região é a mesma atingida pela passagem de um ciclone extratropical no início de setembro, que causou mais de 50 mortes, destruiu cidades e deixou prejuízos milionários, além de dezenas de milhares de desabrigados e desalojados. Cidades como Muçum e Roca Sales foram destruídas quase completamente após a enchente.

O Ginásio Municipal de Esportes foi disponibilizado para as famílias que precisam se abrigar. O contato para as pessoas que precisam de abrigo deve ser o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), pelo telefone (51) 98175-1071.

Todas as vias de acesso ao município estão bloqueadas pela água ou por deslizamentos.

Chuva forte na região

Transtornos estão sendo registrados na região. O nível do Rio Taquari chegou a 22,94 metros na manhã deste sábado em Lajeado, também no Vale do Taquari, passando da cota de inundação. Com isso, a água começou a atingir ruas e casas da cidade.

Pelo menos 30 famílias precisaram ser retiradas de casa por agentes da Defesa Civil e da prefeitura da cidade. Elas estão sendo recebidas no Parque do Imigrante.

Em Arroio do Meio, na mesma região, uma família precisou sair de casa por conta dos alagamentos, de acordo com a Defesa Civil da cidade.

​Em Roca Sales, o coordenador da Defesa Civil da cidade, Silvinho Zart, descreve a situação como “bem complicado”. De acordo com ele, várias ruas da cidade estão alagadas e tubulações que haviam sido danificadas na enchente anterior, em setembro, não conseguem dar vazão à água agora. Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e voluntários estão em alerta desde a noite de sexta, caso famílias precisem ser retiradas de casa.

A chuva intensa fez cair árvores que geram quatro pontos de bloqueio na RS-129, entre Encantado e Muçum. O acesso entre as cidades está sendo feito por desvios.

Fonte: Globo.com

Se inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativooscurta nossa página nfacebookinstagram e veja nossa programação ao vivo pelo canal 6 da Claro Net ou pelo portal tvnativoos.com.br