Clima ATENÇÃO – Ciclone extratropical: Inmet emite alerta vermelho para Porto Alegre, Região Metropolitana e Litoral Norte

Aviso vale a partir das 21h desta sexta e permanece até meio-dia de sábado Inmet / Reprodução

Um alerta laranja já havia sido emitido pelo órgão e segue valendo para o restante do Estado

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) atualizou os alertas para o Rio Grande do Sul, que deve ser atingido por um novo ciclone extratropical neste fim de semana. Um alerta vermelho foi emitido nesta sexta-feira (7) e indica “grande perigo” em função do acumulado de chuva, em Porto Alegre, na Região Metropolitana e no Litoral Norte.

O alerta inicia às 21h desta sexta e permanece até meio-dia de sábado (8). Com chuva superior a 60mm por hora ou acima de 100 mm por dia, o Inmet alerta para “grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, e grandes deslizamentos de encostas” em cidades com áreas de risco.

Conforme Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet, vários fatores desencadearão esse alto volume de chuva: a abertura de um canal de umidade sobre o Estado por uma frente fria, ventos que estão levando a umidade em direção ao RS e o ciclone extratropical que será formado na madrugada de sábado. Logo depois, virá ainda uma massa de ar frio.

 Todo esse contexto faz com que haja essa chuva mais intensa agora no Rio Grande do Sul e deve se estender até amanhã — afirma.

Orientações do Inmet:

  • Desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia
  • Observe alterações nas encostas
  • Permaneça em local abrigado
  • Em caso de situação de inundação ou similar, proteja seus pertences da água, envolvendo-os em sacos plásticos
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)

Um alerta laranja já havia sido emitido pelo órgão, indicando perigo, e segue valendo para o restante do Estado até o meio-dia de sábado. Os acumulados devem ficar entre 50mm e 100mm por dia, com rajadas de vento de até 100 km/h e queda de granizo. Há chance de interrupção de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Ciclone extratropical

A partir da madrugada de sábado, um novo ciclone extratropical começa a se formar sobre o oceano, intensificando a chuva e o vento que já atingem regiões do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. Depois da formação, o fenômeno deve se afastar da costa gaúcha, diferentemente do evento anterior, em junho, que causou mortes e estragos em diversos municípios. Por isso, o domingo (9) já será de tempo firme em todo o Estado.

Se inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebookinstagram e veja nossa programação ao vivo pelo canal 6 da Claro Net ou pelo portal tvnativoos.com.br

Fonte: Inmet/GZH