Chuvas voltam a atingir Serra Gaúcha e transformam Arroio Pinhal em furioso corredor de água barrenta; veja vídeo


O rio fica localizado no Parque Salto Ventoso, no município de Farroupilha; até a tarde deste domingo (16), as chuvas ainda não tinham causado danos estruturais

As fortes chuvas que voltaram a atingir o Rio Grande do Sul, em especial a Serra Gaúcha, aumentaram a vazão do Arroio Pinhal no Parque Salto Ventoso, localizado no município de Farroupilha. Imagens divulgadas pelo parque mostram que o grande volume de água da enxurrada transformou o rio em um furioso corredor de água barrenta.

Até a tarde deste domingo (16), as chuvas ainda não tinham causado danos à estrutura do parque.

Alerta de elevação dos rios

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu, na noite deste domingo (16), uma série de boletins com alertas sobre a elevação dos rios Taquari, Caí, Paranhana, Cadeia e rio dos Sinos, que está em elevação a partir de Taquara. Os avisos valem, até o momento, até às 19h desta segunda-feira, exceto se houver atualizações de emergência. A recomendação é que a população que mora em áreas com histórico de alagamentos ou inundações procure abrigo em local seguro.

Os avisos do órgão estadual também pedem atenção a eventos de chuva intensa com risco de alagamentos, ventos fortes e descargas elétricas para todos as regiões, com validade até a manhã desta segunda. Para quaisquer casos de emergência, canais prioritários para pedidos de informação e socorro são o 190 e 193.

“Caso seja surpreendido pelo tempo severo, busque abrigo, e não atravesse alagamentos a pé ou, mesmo, de carro. Procure informações junto à Defesa Civil da sua cidade, conheça os Planos de Contingência municipais para saber quais os riscos e como agir em caso de desastre no seu município”, aconselha, a nota de alerta.

Nesta manhã, o MetSul Meteorologia informou que o rio Taquari seguirá subindo ao longo do dia no vale, uma vez que o Rio das Antas se elevou durante toda a madrugada. Todos eles seguem sendo monitorados.

O Rio Grande do Sul deve ser atingido por uma frente fria, o que aumenta as chances de chuvas fortes e diminui as temperaturas da região — com exceção do extremo norte do estado, segundo a Climatempo.

Fonte: Globo.com

Curta, compartilhe e inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa programação ao vivo portal www.tvnativoos.com.br