Antônio Baltar no TainhaCast de hoje recebe João Pedro Serpa da Comunidade Terapêutica Desafio Jovem Gideões de Tramandaí


. A comunidade atende cerca de 50 homens com dependência química e existe desde 1996.

Comunidade Terapêutica Desafio Jovem Gideões de Tramandaí, localizada no Bairro Estância Velha, na estrada do Carrexí, número 675, próxima à divisa entre Osório e Tramandaí. O complexo além da unidade masculina, há outras 17 comunidades no Rio Grande do Sul, incluindo duas femininas.

O financiamento é feito por convênios com o governo federal e contribuições voluntárias daqueles que apoiam o trabalho da comunidade. O tratamento envolve terapias, uso de medicamentos e apoio da rede de profissionais de saúde. A equipe técnica e parcerias com municípios, como Tramandaí, são fundamentais para manter o trabalho.

O tratamento voluntário tem duração média de nove meses, mas pode ser flexível com parecer técnico favorável. O crack é a droga predominante e sua influência é devastadora em diversas áreas da vida, nessa entrevista é ressaltada a importância de buscar ajuda e prevenção, considerando o aumento do índice de suicídios relacionado à dependência.

A expansão do programa é desejada para atender a mais pessoas, e projetos, como teatro, são usados para sensibilizar a sociedade. O entrevistado incentiva as pessoas a buscar ajuda, destacando que é possível superar a dependência. A clínica busca contribuições e trabalha com transparência para ajudar a comunidade em geral.

Se inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativooscurta nossa página nfacebookinstagram e veja nossa programação ao vivo pelo canal 6 da Claro Net ou pelo portal tvnativoos.com.br