Agronegócio – Projeto de lei do deputado Rafael Braga quer declarar Cruz Alta a Capital da Irrigação

Foto Cruz Alta Online

A cidade, conforme levantamento da Emater e do Censo Agropecuário do IBGE, tem aproximadamente 13.717 hectares irrigados. De acordo com a radiografia da agropecuária gaúcha, Cruz Alta é considerado município com a maior irrigada por pivô central do Estado e da região sul do país, sendo um dos pioneiros na implantação desses pivôs, tendo a oportunidade de sediar 3 encontros nacionais de irrigantes e o primeiro Tecnoshow de irrigação.

“Em ação conjunta com o polo de irrigação do noroeste gaúcho, o município está implementando uma política de investimento em áreas irrigadas, num trabalho com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento e o próprio Governo Estado”, discriminou o deputado Rafael Braga no relatório.

Hoje, as áreas de agricultura irrigada do País correspondem a menos de 20% da área total cultivada e produzem mais de 40% dos alimentos, fibras e cultivos bioenergéticos, números que evidenciam a contribuição desse método para a segurança alimentar. Além disso, mostram aumento da produtividade por unidade de área e possibilidade de produção fora de época, o que contribui para reduzir a expansão da fronteira agrícola e abrir novas oportunidades de mercado.

Ainda como pontos positivos do sistema de irrigação, destacam-se a geração de empregos no campo, a criação de renda em pequenas propriedades e a diversificação da produção. 

O Projeto de lei foi apresentado nesta terça-feira (19), durante reunião da Comissão de Constituição e Justiça, presidida pelo deputado Frederico Antunes (PP). O PL 130/2023, de autoria do deputado Rafael Braga (MDB), que declara o município de Cruz Alta Capital da irrigação no Estado do Rio Grande do Sul teve como relatora a da deputada Delegada Nadine (PSDB), que deu parecer favorável a proposição por entender que a mesma não apresenta óbice de natureza legal, jurídica ou constitucional que impeçam sua regular tramitação.

O projeto foi aprovado na Comissão e agora segue para votação no plenário.

Se inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebookinstagram e veja nossa programação ao vivo pelo canal 6 da Claro Net ou pelo portal tvnativoos.com.br