Nativoos Esportes – Final de semana gelado no sul do Brasil, mas quente para a dupla Gre-Nal

Grêmio vence o Criciúma por 1 a 0 | Foto: LEONARDO HüBBE/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO/Reprodução TV Nativoos

Grêmio vence Criciúma por 1 x 0, se afasta da zona de rebaixamento e Colorado vence Cruzeiro também por 1 x 0 e chega na zona de Sul-Americana.

O Grêmio do futuro decidiu contra o Criciúma. No Estádio Heriberto Hülse, em Santa Catarina, o Tricolor contou com duas das caras novas desta janela de transferências para vencer por 1 a 0 na tarde deste domingo (25). Aravena fez a jogada e Monsalve marcou o gol que garantiu o resultado positivo nos minutos finais do segundo tempo. Com 27 pontos, o Tricolor terminará o mês de agosto cada vez mais distante do Z-4.

Renato Portaluppi decidiu dar uma chance para a dupla Cristaldo e Monsalve juntos no meio. O colombiano atuou aberto, primeiro pela direita e depois também na esquerda, com o camisa 10 centralizado e Soteldo na ponta para abastecer Braithwaite no ataque.

Antes da bola rolar, o Grêmio promoveu homenagens a Cacalo. Renato entrou em campo com um moletom com a frase “Como é bom ser gremista”, uma das falas imortalizadas pelo ex-presidente. Villasanti utilizou a faixa de capitão com os mesmos dizeres. Um minuto de silêncio também foi respeitado em memória ao ex-dirigente.

O início de jogo foi bastante quente no Heriberto Hülse. Logo no primeiro minuto, o Criciúma quase abriu o placar. Marquinhos Gabriel encontrou espaço no lado esquerdo do Grêmio e cruzou. Quase da marca do pênalti, Marcelo Hermes finalizou e exigiu boa defesa de Marchesín. Os donos da casa chegaram pela direita em mais duas oportunidades, mas sem finalizar.

A resposta do Grêmio veio aos seis minutos. Soteldo recebeu de Cristaldo no lado esquerdo da área. O camisa 7 avançou e arriscou chute cruzado. A bola parou na trave.

O jogo esfriou no decorrer do primeiro tempo. A bola só chegou com perigo a um dos gols aos 32 minutos. João Pedro disparou pela direita e rolou para o centro da área.

Braithwaite se atrapalhou no momento de finalizar e perdeu chance de dentro da pequena área. Villasanti arriscou de fora da área e o Grêmio ganhou escanteio aos 36. Dois chutes de fora da área, um de Villasanti e o outro de Bolasie, foram as últimas oportunidades da primeira etapa em Criciúma.

Segundo tempo

O Grêmio voltou para o segundo tempo sem trocas. Mas a segunda etapa começou em ritmo mais lento. A primeira movimentação perigosa foi do Tricolor. Uma trama entre Monsalve e Reinaldo deixou o lateral livre para o cruzar. 

Só que a bola passou alguns centímetros acima da posição em que Braithwaite esperava dentro da área. O lateral também ficou no quase em cobrança de falta aos 17 minutos. Gustavo conseguiu fazer a defesa depois da finalização.

Aos 24, o Grêmio perdeu uma sequência de chances. Depois, Renato resolveu mexer no seu time. Arezo e Aravena entraram nos lugares de Braithwaite e Cristaldo. 

Bolasie, no entanto, é quem criou uma grande chance. O atacante do Criciúma pegou de primeira um cruzamento de Matheusinho e Marchesín evitou o gol dos catarinenses. 

O empate parecia certo até que o talento de dois jogadores que chegaram em julho decidiu o jogo a favor do Grêmio. Aravena fez jogada pela esquerda e cruzou na medida para Monsalve para bater na saída do goleiro: 1 a 0. 

Ronald, Edenilson e Gustavo Martins entraram nos minutos finais para proteger o sistema defensivo e evitar riscos.

Além de comemorar uma vitória importante, este final de semana teve outra grande notícia. Depois de mais de três meses em reforma, a Arena estará à disposição do Grêmio para a próxima rodada. No próximo domingo, às 11h, o Tricolor voltará para casa para enfrentar o Atlético-MG.

BRASILEIRÃO — 24ª RODADA — 25/8/2024

CRICIÚMA (0)
Gustavo; Claudinho (Dudu, 29’/2ºT), Rodrigo, Tobias Figueiredo e Trauco; Newton (Patrick de Paula, 29’/2ºT), Higor Meritão ( Fellipe Mateus, 19’/2ºT), Marquinhos Gabriel (Matheusinho, 19’/2ºT), Marcelo Hermes;  Bolasie e Arthur Caíke. Técnico: Cláudio Tencati

GRÊMIO (1)
Marchesín; João Pedro, Rodrigo Ely, Jemerson e Reinaldo; Dodi, Villasanti, Monsalve (Ronald, 43’/2ºT), Cristaldo (Aravena, 26’/2ºT) e Soteldo (Edenilson, 43’/2ºT); Braithwaite (Arezo, 26’/2ºT). Técnico: Renato Portaluppi

GOLS: Monsalve (G), aos 40 min do 2º tempo;
AMARELOS: Meritão, Marcelo Hermes (C); Cristaldo (G);
ARBITRAGEM: Paulo Torezin, auxiliado por Victor Hugo Imazu Dos Santos e Rafael Trombeta (trio paranaense).
VAR: Paulo Renato Moreira Da Silva Coelho (RJ);
PÚBLICO: 17.377;
RENDA: R$ 826.340,00;
LOCAL: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma.

PRÓXIMO JOGO
DOMINGO, 1º/9 — 11H
GRÊMIO X ATLÉTICO-MG
ARENA DO GRÊMIO — BRASILEIRÃO (25ª RODADA)

INTER – Na volta de Borré, a volta das vitórias. O colombiano fez um belo gol e garantiu a alegria de mais de 26 mil colorados que encararam a gélida noite de domingo no Beira-Rio. Com o 1 a 0 sobre o Cruzeiro, pela 24ª rodada, a equipe de Roger Machado entra na zona de classificação para a Copa Sul-Americana. E na quarta-feira (28), reencontra os mineiros, em partida atrasada do primeiro turno.

Borré fez alegria dos mais de 26 mil colorados presentes no Beira-Rio – Ricardo Duarte / Internacional / Divulgação

Antes do jogo, com os times perfilados no gramado, a torcida cantou “Dale, D’Alessandro”. O agora diretor esportivo acompanhou o aquecimento e já tinha sido aplaudido. Depois, foi novamente saudado.

Roger cumpriu o que havia ensaiado durante a semana. Valencia ficou no banco, e o ataque teve o retorno de Borré. O meio-campo abriu com Thiago Maia e Fernando, mais Bruno Tabata, Gabriel Carvalho e Wesley. Na zaga, Rogel seguiu titular. Na reserva, outra volta: Alan Patrick. No Cruzeiro, Fernando Seabra mandou o máximo de titulares possível após a classificação contra o Boca Juniors pela Copa Sul-Americana, na quinta-feira (22).

O Inter começou o jogo na pressão. Antes do terceiro minuto já tinha dois escanteios. E no rebote de um deles, teve a primeira finalização. Bernabei cruzou da esquerda e Rogel cabeceou. Cássio defendeu.

O Cruzeiro também mostrou que não queria apenas especular. Aos oito, Lautaro foi lançado às costas de Bernabei, entrou na área e chutou. Rochet espalmou.

A partida continuou bastante disputada entre as intermediárias, e só aos 22 o Inter voltou a assustar. Tabata cobrou escanteio para a área, Rogel subiu e cabeceou, mas Cássio estava bem posicionado para segurar sem rebote. Novamente de corner, desta vez aos 28, o Colorado esteve próximo. Tabata cruzou e Borré saltou, mas a conclusão foi por cima.

Rochet teve de trabalhar duas vezes em um período de três minutos. Primeiro em um chute de Barreal, após levar vantagem sobre Bruno Gomes. O uruguaio pegou sem rebote. Logo depois, um cruzamento despretensioso da esquerda pegou Matheus Henrique entrando na área. O cabeceio do volante quase encobriu o goleiro, que voltou a tempo para espalmar.

Aos 37, outra boa chance. Um chutão de Thiago Maia foi aproveitado por Wesley, que ganhou de Zé Ivaldo. O ponteiro esperou a passagem de Bernabei e tocou. O cruzamento do argentino, não muito forte, encontrou a cabeça de Borré, mas Cássio, novamente bem posicionado, defendeu.

A partida foi para o intervalo com muita reclamação do Inter pelos dois minutos de acréscimo dados pelo árbitro. O tempo foi considerado escasso pela cera feita pelos visitantes.

Gol no segundo tempo

O Inter voltou sem trocas do vestiário. E criou sua melhor oportunidade no quinto minuto. Em jogada pela direita, Tabata encontrou Borré entrando em velocidade. O colombiano desviou, mas Cássio salvou parcialmente. No rebote, Thiago Maia chegou desequilibrado e, mesmo que não tivesse mais goleiro, arrematou por cima do travessão.

Aos 10, mais uma vez pelo alto, o Inter levou perigo. Tabata no escanteio, Rogel na cabeçada, mas a bola foi ao lado da trave sem ninguém para completar.

Três minutos depois, Roger sinalizou e um dos auxiliares fez o gesto com as duas mãos espalmadas, indicando o número 10. Alan Patrick, aos 14, entrou no lugar de Gabriel Carvalho.

A primeira participação foi uma falta da quina da área. Alan Patrick encontrou a cabeça de Borré, que antecipou Cássio, mas perdeu, concluindo para fora, incrivelmente.

Mas a justiça foi feita ao centroavante colombiano. Aos 23, Thiago Maia recuperou a bola e Fernando achou um passe na medida para Bruno Tabata. O cruzamento foi na medida e Borré encheu o pé direito, sem chances para Cássio: 1 a 0.

A curiosidade é que o gol saiu no exato momento em que Roger havia chamado Valencia e Bruno Henrique. Com a mudança no placar, segurou as trocas por oito minutos. E incluiu Rômulo entre eles. Os escolhidos para sair foram Borré, Bruno Gomes e Bruno Tabata. No anúncio do nome, Valencia foi aplaudido.

O equatoriano entrou aceso. Ele recebeu, girou e escapou pela ponta. Deu um cruzamento a fazer. Thiago Maia chegou atrasado, Wesley não dominou e a bola ficou com Bernabei, que chutou e Cássio defendeu. Pouco depois, Valencia foi lançado em velocidade, chegou antes do zagueiro e tentou encobrir o goleiro, que abafou na hora certa.

A última troca da partida foi a saída de um exausto Thiago Maia para a entrada de Vitão, outro que esteve fora e retornou ao time. O zagueiro ajudou o time a administrar a vitória, fundamental para ter tranquilidade no campeonato.

Brasileirão — 24ª rodada — 25/8/2024

Inter

Rochet; Bruno Gomes (Rômulo, 31’/2ºT), Rogel, Gabriel Mercado e Bernabei; Thiago Maia (Vitão, 43’/2ºT) e Fernando; Bruno Tabata (Bruno Henrique, 31’/2ºT), Gabriel Carvalho (Alan Patrick, 14’/2ºT) e Wesley; Borré (Valencia, 31’/2ºT). Técnico: Roger Machado.

Cruzeiro

Cássio; William, Zé Ivaldo, Villalba e Marlon; Ramiro (Lucas Silva, 12’/2ºT), Lucas Romero (Japa, 12’/2ºT) e Matheus Henrique; Barreal (Arthur Gomes, int.), Lautaro Díaz (Vitinho, 21’/2ºT) e Dinneno (Kaio Jorge, 34’/2ºT). Técnico: Fernando Seabra.

Gol: Borré, aos 23 minutos do 2º tempo

Cartões amarelos: Wesley, Rochet; Lucas Romero, William

Local: Beira-Rio

Público: 26.634 (23.397 pagantes)

Renda: R$ 367.822,50

Arbitragem: Matheus Delgado Candançan, auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse e Gustavo Rodrigues de Oliveira. VAR: Rodrigo Guarizo do Amaral (quarteto paulista).

Próximo jogo

Brasileirão — 6ª rodada (jogo atrasado)

28/8/2024 — 19h30min

Mineirão

Cruzeiro x Inter

Fonte: GZH

Curta, compartilhe e inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa programação ao vivo portal www.tvnativoos.com.br