Desenvolvimento – Trecho da nova rede de esgoto do Litoral será instalado sob a Estrada do Mar sem bloquear a rodovia

Divulgação / Corsan

Estrutura completa terá 9,2 quilômetros de extensão para conduzir esgoto tratado até ponto o Rio Tramandaí, em Osório. Obra tem investimento de R$ 21 milhões e conclusão prevista para 2025

A atual etapa da ampliação do sistema de esgotamento sanitário em Xangri-Lá, que tem obras desde março do ano passado, utilizou técnica de construção para atravessar tubulação sob a Estrada do Mar sem gerar dano à rodovia. A rede terá 9,2 quilômetros de extensão, com investimento de R$ 21 milhões. A conclusão é prevista para 2025.

Conforme a Corsan, foram instalados, até esta sexta-feira (26), 5,5 quilômetros de tubulação. Os emissários conduzirão esgoto tratado, livre de cargas química e biológica, até um ponto autorizado para descarte, no Rio Tramandaí, em Osório.

O trecho de canalização colocado embaixo da Estrada do Mar terá 60 metros. A implantação será feita pelo método não destrutivo, que permite a instalação de tubulações subterrâneas sem necessidade de valas abertas, com utilização de equipamentos especializados. Todo o procedimento é feito pelas laterais da via. Por isso não haverá interrupção do tráfego.

Os demais trechos de travessia que passarão por baixo da rodovia serão implementados no acesso ao Condomínio Green Village Golf Club (66 metros), de um lado a outro do acesso a Noiva do Mar (36 metros) e nos acessos a Noiva do Mar (42 metros) e a Rainha do Mar (66 metros). Essas canalizações ficam a uma profundidade de 1m65cm.

Método não destrutivo

O método não destrutivo (MND) é uma técnica de engenharia desenvolvida para não danificar estruturas durante a execução de obras, nem interferir de maneira significativa no ambiente ao redor. Vem sendo amplamente utilizado em projetos da construção civil para reduzir efeitos como bloqueios de trânsito, prejuízos ao meio ambiente e gastos com reconstrução. 

Diferentemente das técnicas convencionais de instalação de encanamentos subterrâneos, que envolvem escavações extensas e interrupções de tráfego, esse método utiliza equipamentos especiais, de alta precisão para perfurações. Elas são feitas sempre na parte lateral das vias públicas. Desta forma, preserva-se os pavimentos de ruas, avenidas e estradas e evita-se transtornos à população. Além disso, a técnica possibilita maior rapidez na conclusão de obras.

Fonte: GZH

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